Para realizar esta
atividade, por sinal está muito complexa e diversificada e, seguindo
as indicações dos vídeos, em deles me chamou mais a atenção:
Rafinha 2.0. A inovação tecnológica já faz parte do cotidiano de
bilhões de pessoas, algo muito natural, onde revolução e
globalização estão presentes no dia a dia das pessoas e passa uma
ligeira sensação derem pouco impactante.
Refletindo sobre o
tema desta atividade e, seguindo as orientações propostas, eu
resolvi fazer uma pesquisa na escola onde trabalho.
Esta pesquisa foi
realizada na escola e teve como público-alvo 100 alunos, escolhidos
de forma aleatória, nos turnos da manhã, tarde e noite e, 20
professores, que também opinaram e responderam aos mesmos
questionários. 
Depois de analisar
os dados da pesquisa, procurei alguns professores e alunos para
entender porque se permite o uso da calculadora durante as atividades
em sala de e no momento das atividades avaliativas existem
restrições. 
As justificativas
por parte dos professores remetem às cobranças e necessidades dos
alunos em saberem pelo menos resolver as 4 operações básicas da
matemática e também nas avaliações/provas externas não serem
permitidas o uso, onde exige-se que os alunos possam ter um mínimo
de habilidades para realizarem cálculos matemáticos. 
Os alunos até
concordaram que seja importante o uso da calculadora nas atividades
avaliativas, mas como a eles não são permitidos o seu uso, acabaram
por responder de forma negativa, em sua maioria, pelo simples fato de
não terem a opção de usar a calculadora durante as avaliações.
O resultado da
pesquisa foi sintetizado na tabela abaixo:
01. Você possui
   facilidade para realizar cálculos mentalmente sem necessitar de
   dispositivos externos? 
 | 
 ||
ALUNOS 
 | 
  
SIM
   (53%) 
 | 
  
NÃO
   (47%) 
 | 
 
PROFESSORES 
 | 
  
SIM
   (70%) 
 | 
  
NÃO
   (30%) 
 | 
 
02.
   Você considera que a mudança/avanço de tecnologias alterou o
   processo de aprendizagem? 
 | 
 ||
ALUNOS 
 | 
  
POSITIVAMENTE
   (90%) 
 | 
  
NEGATIVAMENTE
   (10%) 
 | 
 
PROFESSORES 
 | 
  
POSITIVAMENTE
   (100%) 
 | 
  
NEGATIVAMENTE
   (0%) 
 | 
 
03.
   Você adota/usa dispositivos (calculadora/celular) para auxiliar
   nas atividades de sala de aula? 
 | 
 ||
ALUNOS 
 | 
  
SIM
   (46%) 
 | 
  
NÃO
   (54%) 
 | 
 
PROFESSORES 
 | 
  
SIM
   (60%) 
 | 
  
NÃO
   (40%) 
 | 
 
04.
   Você concorda/permite o uso da calculadora ou do celular durante
   as atividades avaliativas? 
 | 
 ||
ALUNOS 
 | 
  
SIM
   (45%) 
 | 
  
NÃO
   (55%) 
 | 
 
PROFESSORES 
 | 
  
SIM
   (20%) 
 | 
  
NÃO
   (80%) 
 | 
 
05.
   Você costuma fazer uso da calculadora ou do celular para resolver
   contas simples em atividades rotineiras (compras em supermercados,
   calcular juros)? 
 | 
 ||
ALUNOS 
 | 
  
SIM
   (45%) 
 | 
  
NÃO
   (55%) 
 | 
 
PROFESSORES 
 | 
  
SIM
   (55%) 
 | 
  
NÃO
   (45%) 
 |