17/10/2013

Reflexões sobre Cenários de Mudanças


Os meios de comunicação exercem grande influência na população de um modo geral. Assim, percebo que a televisão, os jogos e a internet exercem forte influência sobre as crianças e os jovens. Com a popularização e as facilidades de acessos a esses recursos não há como negar que estamos vivenciando de forma “silenciosa”, a uma grande revolução social e tecnológica, onde a grande mídia televisiva e jornalística, agora disputa espaço e sofre a concorrência com outros meios de comunicação proporcionados pela disseminação e uso da internet.
Sabemos que a aprendizagem envolve acesso a diferentes meios de informação e comunicação, permitindo mais interatividade, cooperação, autoconhecimento, produção e construção de conhecimento. O rádio, a televisão, os jogos, os celulares, tablets, computadores e a internet fazem muito mais do que entreter as pessoas, disseminar ideias, emoções e valores. Eles educam informalmente, continuamente, voluntariamente, porque ninguém é obrigado a ouvir, assistir ou usar estes recursos.
Muitos pais e educadores convivem esta realidade e entendem que os filhos e alunos precisam estar inseridos nessa cultura digital. Apesar de existir grande preocupação com seu uso, excessos e vícios, não resta dúvida que todos esses recursos influenciam também positivamente: estreitando distâncias, compartilhando informações, gerando comunicação, entretenimento e novos saberes, descobertas e aprendizagens.
A escola não pode ignorar esses recursos tecnológicos e midiáticos e sim discutir com os demais membros da comunidade escolar, analisar e implementar seu uso dentro do contexto pedagógico e curricular. Para isso, se faz necessário ter clareza das intenções e objetivos pedagógicos, além de conhecer as novas formas de aprender e de ensinar, bem como produzir e gerar conhecimento.
Neste cenário de grandes mudanças, o Laboratório de Informática Educativa (LIE) ganha sua importância quando envolve e integra professores e alunos, permitindo o acesso e participação, colaborando com a aprendizagem e promovendo desafios que ajudem na formação como cidadãos, não apenas para terem uma simples educação formal.
O LIE, ao ser utilizado como um recurso pedagógico, pode fortalecer e estimular a aprendizagem, pois complementa, reforça e desenvolve o processo de ensino e aprendizagem do aluno. Uma boa atividade realizada de forma adequada, bem planejada e focada no desenvolvimento das habilidades e competências do aluno, abre maiores possibilidades e assim atinge a verdadeira função dos recursos pedagógicos que é a de melhorar, facilitar e aprimorar a qualidade do processo de ensino e da aprendizagem.