Os
meios de comunicação exercem grande
influência
na população de
um modo geral.
Assim,
percebo que a televisão, os jogos e a internet exercem forte
influência sobre as
crianças e os jovens. Com a popularização e as facilidades de
acessos a esses recursos não há como negar que estamos vivenciando
de forma “silenciosa”, a uma grande revolução social e
tecnológica, onde a grande mídia televisiva e
jornalística,
agora disputa espaço
e sofre a concorrência com outros meios de comunicação
proporcionados
pela disseminação e uso da internet.
Sabemos
que a aprendizagem
envolve acesso a diferentes meios de informação e comunicação,
permitindo mais interatividade, cooperação, autoconhecimento,
produção e construção de conhecimento.
O
rádio, a
televisão, os
jogos, os
celulares, tablets,
computadores
e a internet fazem muito mais do que
entreter as
pessoas,
disseminar
ideias, emoções e
valores. Eles educam informalmente, continuamente, voluntariamente,
porque ninguém é obrigado a ouvir,
assistir
ou
usar estes recursos.
Muitos
pais e educadores convivem esta realidade e entendem que
os filhos e alunos precisam estar inseridos nessa
cultura digital. Apesar de existir grande preocupação com
seu uso, excessos e vícios, não resta dúvida que todos esses
recursos influenciam também positivamente: estreitando distâncias,
compartilhando
informações, gerando
comunicação,
entretenimento
e novos saberes, descobertas
e aprendizagens.
A
escola não pode ignorar
esses recursos
tecnológicos e midiáticos e sim
discutir
com os demais membros da comunidade escolar,
analisar
e implementar
seu uso dentro do contexto pedagógico e curricular.
Para
isso, se faz necessário ter
clareza das intenções e objetivos pedagógicos, além
de conhecer
as novas formas de aprender e de ensinar, bem como produzir e gerar
conhecimento.
Neste
cenário de grandes mudanças, o
Laboratório de Informática Educativa (LIE) ganha
sua
importância
quando envolve e integra professores
e
alunos,
permitindo o
acesso
e
participação,
colaborando com a
aprendizagem e
promovendo
desafios que ajudem
na formação como cidadãos, não apenas para terem uma simples
educação formal.
O
LIE, ao
ser utilizado como um recurso pedagógico,
pode fortalecer
e estimular a aprendizagem, pois complementa, reforça e desenvolve o
processo de ensino e aprendizagem do aluno. Uma boa atividade
realizada de forma adequada, bem planejada e focada
no desenvolvimento das habilidades e competências do aluno,
abre maiores possibilidades e assim atinge a verdadeira função dos
recursos pedagógicos
que é a de melhorar, facilitar e aprimorar a qualidade do processo
de ensino e
da aprendizagem.