31/10/2013

Mapeamentos Iniciais

A cultura jovem está marcada pelo uso das tecnologias digitais e não há unanimidade de pensamentos, na visão de pais e educadores, a respeito do que podemos chamar de cibercultura. Há concordância sobre a grande dependência que a juventude tem em relação ao uso das tecnologias e mídias digitais, sendo vistas como fonte de entretenimento e que precisam ser utilizadas como fonte de conhecimento e de aprendizagem.
Existem preconceitos e estereótipos a respeito do uso das tecnologias digitais, onde o jovem é visto pelos adultos, como sendo um desocupado, que não faz outra coisa na vida, não se dedica aos estudos, são viciados em tecnologias, se afastam do convívio social e vivem em outro mundo.
As novas tecnologias fortaleceram o acesso as informações e facilitaram uma maior comunicação, interação, conectividade e compartilhamento de conteúdos, trocas de experiências e, provocaram mudanças profundas nas relações humanas, seja de ordem social, econômica ou tecnológica.
Por outro lado, é preciso que os pais e educadores estejam preparados para orientar melhor os jovens e entender que a educação se dá por vários meios, seja na família, na escola ou convívio social.

Para reflexão, indico o vídeo abaixo e a seguinte frase: “O planeta movido à internet é escravo da Tecnologia”.