05/10/2013

A complexa relação Homem-Máquina

Para realizar esta atividade, por sinal está muito complexa e diversificada e, seguindo as indicações dos vídeos, em deles me chamou mais a atenção: Rafinha 2.0. A inovação tecnológica já faz parte do cotidiano de bilhões de pessoas, algo muito natural, onde revolução e globalização estão presentes no dia a dia das pessoas e passa uma ligeira sensação derem pouco impactante.
Refletindo sobre o tema desta atividade e, seguindo as orientações propostas, eu resolvi fazer uma pesquisa na escola onde trabalho.
Esta pesquisa foi realizada na escola e teve como público-alvo 100 alunos, escolhidos de forma aleatória, nos turnos da manhã, tarde e noite e, 20 professores, que também opinaram e responderam aos mesmos questionários.
Depois de analisar os dados da pesquisa, procurei alguns professores e alunos para entender porque se permite o uso da calculadora durante as atividades em sala de e no momento das atividades avaliativas existem restrições.
As justificativas por parte dos professores remetem às cobranças e necessidades dos alunos em saberem pelo menos resolver as 4 operações básicas da matemática e também nas avaliações/provas externas não serem permitidas o uso, onde exige-se que os alunos possam ter um mínimo de habilidades para realizarem cálculos matemáticos.
Os alunos até concordaram que seja importante o uso da calculadora nas atividades avaliativas, mas como a eles não são permitidos o seu uso, acabaram por responder de forma negativa, em sua maioria, pelo simples fato de não terem a opção de usar a calculadora durante as avaliações.
O resultado da pesquisa foi sintetizado na tabela abaixo:

01. Você possui facilidade para realizar cálculos mentalmente sem necessitar de dispositivos externos?
ALUNOS
SIM (53%)
NÃO (47%)
PROFESSORES
SIM (70%)
NÃO (30%)
02. Você considera que a mudança/avanço de tecnologias alterou o processo de aprendizagem?
ALUNOS
POSITIVAMENTE (90%)
NEGATIVAMENTE (10%)
PROFESSORES
POSITIVAMENTE (100%)
NEGATIVAMENTE (0%)
03. Você adota/usa dispositivos (calculadora/celular) para auxiliar nas atividades de sala de aula?
ALUNOS
SIM (46%)
NÃO (54%)
PROFESSORES
SIM (60%)
NÃO (40%)
04. Você concorda/permite o uso da calculadora ou do celular durante as atividades avaliativas?
ALUNOS
SIM (45%)
NÃO (55%)
PROFESSORES
SIM (20%)
NÃO (80%)
05. Você costuma fazer uso da calculadora ou do celular para resolver contas simples em atividades rotineiras (compras em supermercados, calcular juros)?
ALUNOS
SIM (45%)
NÃO (55%)
PROFESSORES
SIM (55%)
NÃO (45%)