Para realizar esta
atividade, por sinal está muito complexa e diversificada e, seguindo
as indicações dos vídeos, em deles me chamou mais a atenção:
Rafinha 2.0. A inovação tecnológica já faz parte do cotidiano de
bilhões de pessoas, algo muito natural, onde revolução e
globalização estão presentes no dia a dia das pessoas e passa uma
ligeira sensação derem pouco impactante.
Refletindo sobre o
tema desta atividade e, seguindo as orientações propostas, eu
resolvi fazer uma pesquisa na escola onde trabalho.
Esta pesquisa foi
realizada na escola e teve como público-alvo 100 alunos, escolhidos
de forma aleatória, nos turnos da manhã, tarde e noite e, 20
professores, que também opinaram e responderam aos mesmos
questionários.
Depois de analisar
os dados da pesquisa, procurei alguns professores e alunos para
entender porque se permite o uso da calculadora durante as atividades
em sala de e no momento das atividades avaliativas existem
restrições.
As justificativas
por parte dos professores remetem às cobranças e necessidades dos
alunos em saberem pelo menos resolver as 4 operações básicas da
matemática e também nas avaliações/provas externas não serem
permitidas o uso, onde exige-se que os alunos possam ter um mínimo
de habilidades para realizarem cálculos matemáticos.
Os alunos até
concordaram que seja importante o uso da calculadora nas atividades
avaliativas, mas como a eles não são permitidos o seu uso, acabaram
por responder de forma negativa, em sua maioria, pelo simples fato de
não terem a opção de usar a calculadora durante as avaliações.
O resultado da
pesquisa foi sintetizado na tabela abaixo:
01. Você possui
facilidade para realizar cálculos mentalmente sem necessitar de
dispositivos externos?
|
||
ALUNOS
|
SIM
(53%)
|
NÃO
(47%)
|
PROFESSORES
|
SIM
(70%)
|
NÃO
(30%)
|
02.
Você considera que a mudança/avanço de tecnologias alterou o
processo de aprendizagem?
|
||
ALUNOS
|
POSITIVAMENTE
(90%)
|
NEGATIVAMENTE
(10%)
|
PROFESSORES
|
POSITIVAMENTE
(100%)
|
NEGATIVAMENTE
(0%)
|
03.
Você adota/usa dispositivos (calculadora/celular) para auxiliar
nas atividades de sala de aula?
|
||
ALUNOS
|
SIM
(46%)
|
NÃO
(54%)
|
PROFESSORES
|
SIM
(60%)
|
NÃO
(40%)
|
04.
Você concorda/permite o uso da calculadora ou do celular durante
as atividades avaliativas?
|
||
ALUNOS
|
SIM
(45%)
|
NÃO
(55%)
|
PROFESSORES
|
SIM
(20%)
|
NÃO
(80%)
|
05.
Você costuma fazer uso da calculadora ou do celular para resolver
contas simples em atividades rotineiras (compras em supermercados,
calcular juros)?
|
||
ALUNOS
|
SIM
(45%)
|
NÃO
(55%)
|
PROFESSORES
|
SIM
(55%)
|
NÃO
(45%)
|