08/11/2013

Utilizando redes sociais de forma crítica e produtiva


São características das Redes Sociais, as possibilidades de compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses, interação e comunicação. Essas Redes Sociais possuem seus públicos, se diferenciam, se destacam pelas suas propostas, objetivos, dinamicidade e, logo viram tendência.
Comecei a utilizar o Facebook há pouco mais de três anos e, bem antes já tinha ingressado no Orkut. Gosto muito do Twitter e do Google Plus. São essas duas as Redes Sociais que utilizo com mais frequência e quase que diariamente. Recebo muitas informações e atualizações sobre assuntos do meu interesse, além de participar de comunidades temáticas.
Confesso que sou mais consumidor do que produtor de conteúdos. Procuro utilizar esses e outros ambientes digitais de forma que possa também auxiliar na minha vida pessoal e profissional. Adquiri muitos conhecimentos e criticidade, além de utilizar em alguns momentos como ambiente de entretenimento.
Tenho preocupação com a segurança e privacidade das informações compartilhadas e na Escola, durante o 1° Semestre, procurei fazer um trabalho de orientação junto aos alunos quanto aos cuidados que devem ter com relação as normas de segurança no mundo digital. 
O uso de blogs, ambientes virtuais de aprendizagens, e-mail, portais educativos, sites de vídeos, de pesquisas, redes sociais e outros meios de comunicação digitais são importantes exemplos de como é possível utilizar os recursos tecnológicos em favor da nossa prática pedagógica, adquirindo e atribuindo novos valores e saberes.