22/09/2013

A imagem da Escola


Ao analisar as muitas imagens sobre os temas pesquisados na internet, fica evidenciado que a Escola é apresentada como uma instituição social, disseminadora do conhecimento e um ambiente intelectualizado.
É grande a proporção de imagens que apresentam, de forma estereotipada, o professor transmitindo informações de maneira tradicional e, muito provavelmente os alunos recebam uma educação bastante tradicional, com aulas predominante expositivas, onde as principais atividades sejam a de copiar os conteúdos repassados pelo professor no quadro, com a função de memorizar e para que possam ter resultados satisfatórios nas avaliações.
Em contrapartida, as imagens não demonstram com veracidade todo o processo vivenciado em sala de aula, com sua dinamicidade, complexidade e interação/integração protagonizada pela relação professor e aluno.
Não dá para negar que o estudante ainda tem o papel passivo de ouvir, copiar e exercitar. Não é possível educar sem dialogar e essa realidade mudou bastante no ambiente da sala de aula, e tem provocado “conflitos” de ideias, questionamentos, gerando indisciplina e até um certo nível de violência.
O aluno não aceita tudo o que lhe é imposto, ensinado ou repassado durante as aulas. Ele vai além, quer participar, se envolve e se engaja em atividades e projetos desenvolvidos na Escola. Entende que a tecnologia deve fazer parte do seu processo de aprendizagem e a Escola via professor deve estar atento a essa realidade.