Ao analisar as
muitas imagens sobre os temas pesquisados na internet, fica
evidenciado que a Escola é apresentada como uma instituição
social, disseminadora do conhecimento e um ambiente intelectualizado.
É grande a proporção de imagens que apresentam, de
forma estereotipada,
o
professor
transmitindo informações de
maneira tradicional
e,
muito
provavelmente
os alunos recebam uma educação bastante tradicional, com aulas
predominante expositivas, onde as principais atividades sejam a de
copiar os conteúdos repassados pelo professor no quadro, com a
função de memorizar e
para que possam
ter resultados satisfatórios nas avaliações.
Em
contrapartida,
as imagens não demonstram com veracidade todo o processo vivenciado
em sala de aula, com sua dinamicidade, complexidade e
interação/integração
protagonizada pela relação professor e aluno.
Não
dá para negar que o estudante
ainda
tem
o
papel passivo de ouvir, copiar e
exercitar.
Não
é possível educar sem dialogar e essa
realidade mudou bastante no
ambiente da sala de aula, e
tem provocado “conflitos” de
ideias,
questionamentos, gerando
indisciplina e até um certo nível de violência.
O
aluno não aceita tudo o que lhe é imposto, ensinado ou repassado
durante as aulas. Ele vai além, quer participar, se envolve e se
engaja em atividades e projetos desenvolvidos na Escola. Entende
que a tecnologia deve fazer parte do seu processo de aprendizagem e a
Escola via professor deve estar atento a essa realidade.